FSJB: Colaboradores participam de treinamento sobre Relações Interpessoais

“Uma conversa sobre relações interpessoais” foi o tema do treinamento realizado pela FSJB. Fotos: Alessandro Bitti

Nos dias 10 e 16 de novembro, os colaboradores da Fundação São João Batista (FSJB), que tem como mantidas o Centro Educacional de Aracruz (CEA) e as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), participaram de um treinamento institucional sobre “Relações Interpessoais”. A condução do treinamento ficou a cargo do administrador, consultor e professor universitário, Edivan Guidote Ribeiro.

Durante o treinamento, que aconteceu no auditório da instituição, os colaboradores incluindo gestores, coordenadores de curso da faculdade, técnicos-administrativos e operacionais, equipe escolar e pedagógica do CEA e da FAACZ receberam informações e participaram de dinâmicas de relacionamentos interpessoais.

O objetivo principal do treinamento foi sensibilizar os colaboradores para a necessidade de desenvolver competências voltadas para o relacionamento interpessoal e comunicação tendo como foco a melhoria das relações de trabalho. Na ocasião, o prof. Edivan fez o seguinte questionamento: Afinal, que elementos afetam as relações interpessoais?

“Qualquer situação que vivenciamos no trabalho envolve aspectos que gostamos e que não gostamos tanto. Quando nos comportamos estamos levando junto com esse comportamento elementos como nossos valores, experiências, aprendizagens, desejos. Estes elementos, ao longo do tempo, podem ter maior ou menor peso em nossos comportamentos interpessoais”, explicou Ribeiro.

Diretora da FAACZ e do CEA agradece ao professor Edivan pelo treinamento realizado.

De acordo com o professor Edivan, as relações interpessoais desenvolvem-se, obviamente, em decorrência da interação entre as pessoas. O processo de interação humana é, como se sabe, complexo e ocorre permanentemente, sob a forma de comportamentos manifestos ou não, verbais e não verbais, como pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físicocorporais.

Ribeiro fundamentou sua exposição citando trechos da literatura, como Moscovici (1998), que destacou: “Pessoas comunicam-se, simpatizam e sentem atrações, antipatizam e sente aversões, aproximam-se, afastam-se, entram em conflito, competem, colaboram, desenvolvem afeto. Essas interferências ou reações, voluntárias ou involuntárias, intencionais ou não intencionais, constituem o processo de interação humana, em que cada pessoa, na presença de outra, não fica indiferente a essa situação de presença estimuladora”.

Além disso, segundo o administrador, consultor e professor universitário, é necessário que o colaborador se compreenda como é, conheça seus desejos, emoções e valores, assim como, é preciso conhecer como são as pessoas que compõem nosso grupo de trabalho. Constituindo assim, boas práticas de relações interpessoais.

“Relação interpessoal é um fenômeno complexo, estudado por muitos anos por diversas Ciências. As boas práticas de relações interpessoais afetam as organizações de forma positiva. Quanto mais se aprender sobre o tema, melhores relações interpessoais serão construídas no trabalho. Afinal, cada pessoa percebe a realidade a sua volta, conforme a sua percepção de valor”, alertou o prof. Edivan.

Funcionários participam de capacitação promovida pela Fundação São João Batista

“Como colaboradores temos que sempre estar pensando e refletindo sobre os nossos relacionamentos interpessoais, nossas condutas, nossa ética pessoal e profissional, pois trabalhamos e promovemos a educação de pessoas. Em nome da nossa instituição, a Fundação São João Batista, de suas mantidas, FAACZ e CEA, agradecemos ao prof. Edivan por esse aprendizado que nos fez refletir sobre o nosso profissionalismo”, disse a diretora acadêmica da FAACZ e escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, no encerramento do treinamento.

Para a funcionária Renata Scopel, foi muito bom poder participar de um treinamento com a qualidade que vivenciamos, trazendo técnicas de como melhor administrar conflitos, a importância de uma boa comunicação, respeitando o outro dentro do local de trabalho.

“Nesse treinamento aprendi várias coisas. Uma delas foi a importância de refletir sobre o seu próprio comportamento, consigo e com o outro, para que possamos realizar um bom trabalho em equipe. Ver os colegas se empenhando num processo de reflexão coletiva e pegar a si próprio pensando em maneiras de melhorar a sua atuação na instituição, por meio da empatia, assertividade e cordialidade afetam de forma positiva a nossa vida profissional e social”, disse Scopel.

Data da publicação: 22/11/2022