0800-608-1052
comunicacao@fsjb.edu.br

Funcionários da FSJB, FAACZ e CEA participam de atividades da SIPAT

Fotos: Divulgação

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Fundação São João Batista (FSJB), que tem como mantidas o Centro Educacional de Aracruz (CEA) e as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), realizou entre os dias 10 e 14 de outubro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Segundo a presidente da CIPA, Olivina Auer Loureiro, “o principal objetivo da SIPAT é divulgar e promover a prevenção de acidentes no trabalho. Para isso, busca oferecer atividades que possam orientar e conscientizar os funcionários quanto à importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir as práticas nocivas ao ambiente de trabalho”, afirmou.

Também marcaram presença nas atividades da SIPAT, a presidente da FSJB Celi Cabral, o diretor executivo da FSJB, prof. Mériton Soares da Silva e a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli. As atividades começaram, no último dia 10, com a entrega de botons personalizados e de folders sobre a SIPAT 2022.

Em seguida, os colaboradores participaram de um treinamento sobre “Primeiros socorros no ambiente escolar – Lei Lucas”, ministrada pelo subtenente Bernardes da 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Aracruz.

A palestra foi ministrada, no dia 10 de outubro, e ensinou aos participantes como proceder para dar um suporte básico de vida a uma pessoa que sofre algum acidente, quais são os primeiros procedimentos a serem adotados e observados para salvar uma vida foram alguns dos temas abordados pelo subtenente Bernardes, que falou ainda sobre o histórico do atendimento pré-hospitalar (APH), o modelo de APH adotado no Brasil que é o americano.

Dando continuidade a programação da SIPAT, os colaboradores das instituições de ensino mantidas pela Fundação participaram no último dia 11 de um delicioso Café Saudável, que teve como objetivo a inclusão de bons hábitos alimentares, uma vez que frutas, iogurtes e sucos naturais foram destaque no momento organizado pela equipe da CIPA. Na ocasião, foram sorteados alguns tíquetes de massagens para os colaboradores.

Foram contemplados os funcionários: Simoni Casagrande Dal’Col, Bernadete Recla, Lorena Ferreti Malta, Eleide B. C. Maulaz, Ana Paula de Oliveira Scherrer, Mirian Salvador de Oliveira, Morgana Gasperazzo, Luzia de Fátima Ataíde Ferreira Ribeiro, Soraya Oliveira da Silva, Terezinha Maria Vieira Tonon, Harerton Dourado, Marcos Halasz, Horácio Aguilar, Mercedes Silverio e Renata Scopel.

No dia 13, os funcionários técnicos-administrativos e operacionais da FSJB, bem como professores do CEA e da FAACZ participaram de um Workshop da Saúde organizado por alunos e professores do curso de Enfermagem, que realizaram aferição de pressão e teste de glicemia. A atividade aconteceu na quadra poliesportiva da instituição e foi acompanhada pelas preceptoras do curso de Enfermagem, Elisângela Rodrigues Pereira, Sabrina Maria Batista do Nascimento e Sheila da Penha Moraes Santos.

Logo depois, os colaboradores puderam participar de uma roda de conversa sobre os temas: Climatério, Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero. “Para, nós, acadêmicos de Enfermagem, promover ações em saúde para manutenção e prevenção do bem-estar do trabalhador, é fundamental, pois através destas ações, possibilitamos um cuidado direcionado, utilizando ferramentas importantes de conscientização e proteção para os colaboradores, e como futura profissional de saúde, já vivenciar essa prática é essencial”, relatou a estudante do 10º período de Enfermagem Letícia Caliman Oliveira.

Em seguida, os funcionários participaram de uma oficina de automaquiagem com a aluna do 4º período do curso de Psicologia da FAACZ, Sheila Mara Jeronymo, que é maquiadora profissional e proprietária do Salão Royal Family, localizado no bairro Vila Nova, em Aracruz. Após a oficina, os colaboradores juntamente com os alunos do curso de Enfermagem da FAACZ participaram de uma mesa-redonda sobre “Violência à Mulher”.

O bate-papo aconteceu no auditório da instituição e teve como palestrantes convidadas, Dr.ª Amanda da Silva Barbosa, delegada de Polícia titular da DEAM/DPCAI de Aracruz; a enfermeira Karolina Gonçalves Nunes, formada pela FAESA; a assistente social Denise Nunes de Paula, formada pela Faculdade Metodista de Vila Velha, servidora pública municipal e a psicóloga Eliane Barcelos, formada pela UFES, servidora efetiva municipal, que atua na área da Saúde Mental pública e privada. Foi mediadora na roda de conversa, a professora da FAACZ e psicóloga Marta Rossoni.

Na última sexta-feira (14), continuou o treinamento da Lei Lucas com as oficinas sobre ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com manobras de Heimlich para pessoas leigas e sobre avaliação primária e secundária em indivíduos que tenham sofrido algum tipo de acidente e tenham suspeitas de traumas, assim como orientações de mobilização que devem ser feitas nas vítimas preservando, principalmente, sua coluna cervical.

Foram orientadores nas oficinas, o subtenente Bernardes, o coordenador do curso de Enfermagem da FAACZ, prof. João Carlos Arivabene e a aluna do 10º período do curso de Enfermagem, Ada Sara Paiva Martins. No final da atividade, foram sorteadas consultas oftalmológicas para os colaboradores da Fundação. Os contemplados, foram: Lucas da Costa Carvalho, Valkiria Posmosser, Amanda Erler e Lindomar Sabino Ribeiro.

A edição 2022 da SIPAT teve apoio da Fundação São João Batista e de suas mantidas, FAACZ e CEA. Foi parceira dessa edição, o Pronto Clínica de Olhos, que fica no bairro Vila Nova em Colatina. A Clínica doou as consultas que serão realizadas nos colaboradores da instituição pelo Dr. Lucas Auer Loureiro. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) visa a prevenção de acidentes e a proteção da saúde dos trabalhadores da FSJB e de suas mantidas e é formado por colaboradores da instituição.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 Data da publicação: 20/10/2022

Tamanho da fonte
Contraste