(27) 3302-8000
comunicacao@fsjb.edu.br

Nossa história

Nossa História

 

A Fundação São João Batista tem seus pilares oriundos de uma grande história, com início na década de 50, quando o alemão Monsenhor Guilherme Schmitz, pároco de Aracruz na época, e defensor incondicional da difusão da educação na sociedade local, iniciou as primeiras reuniões para criação da FSJB, que funcionou efetivamente a partir de 27 de março de 1956

 

 

A Fundação é uma instituição privada sem fins lucrativos e até 1986 manteve seus projetos associados ao Ensino Fundamental e Médio (antigo 1º e 2º Graus). Ao longo de sua existência, a FSJB sempre colocou seu patrimônio a serviço da comunidade, disseminando uma educação baseada nos valores humanos, cumprindo integralmente seus estatutos e realizando sonhos. Monselhor, com o apoio de algumas pessoas, criou um pequeno colégio ginasial que mais tarde se tornaria a FAACZ e o CEA.

 

A FAACZ iniciou as suas atividades no dia 05 de março de 1990, como Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz (FACHA), oferecendo inicialmente apenas o curso de Ciências Contábeis. Em 2012, a FACHA passou a ser denominada FAACZ e, atualmente, atende aproximadamente 1.300 estudantes vindos de várias cidades do Espírito Santo e de outros estados. Oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, de Produção, Química e Mecânica, Pedagogia, Logística, Recursos Humanos e de pós-graduação.

 

O CEA é uma instituição de Ensino Fundamental e Médio e foi criado em 07 de fevereiro de 1994. Atualmente, atende aproximadamente 400 alunos. Em 2014, fez 20 anos de existência mostrando seu compromisso com uma educação séria. O CEA durante a sua trajetória educacional preparou profissionais da área técnica para o mercado de trabalho em Celulose e Papel, Mecânica e Segurança do Trabalho, Química, Enfermagem, Informática, Turismo e Biblioteconomia. Em 2018, lançou cinco cursos técnicos em: Análises Clínicas, Edificações, Estética, Informática e Mecânica.

 

Em 2015, a Fundação São João Batista cria a sua unidade de negócios a FSJB Consultoria e Serviços começando a oferecer consultoria para empresas públicas e privadas de Aracruz e região na área de Arquitetura e Urbanismo fazendo Estudos de Impacto Socioeconômicos; Planejamento e Desenvolvimento Territorial e nas áreas de Mecânica, Química e Engenharia Civil realizando Pesquisa de Campo e Laboratoriais.

 

 

Vídeo Institucional