0800-608-1052
comunicacao@fsjb.edu.br

Sala Maker é inaugurada na FSJB e alia inovação, tecnologia e inclusão

Fotos: Ariel Cerri e Alessandro Bitti

A Fundação São João Batista (FSJB), mantenedora da FAACZ e do CEA, acredita no poder transformador da Educação, por isso, está constantemente investindo em inovações e tecnologias que possibilitem a inclusão de pessoas. Recentemente, a instituição, apresentou aos estudantes do CEA e da FAACZ o mais novo laboratório, a sala Maker.

O espaço foi apresentado, na última quinta-feira, 11 de agosto, no Dia do Estudante, pela presidente da FSJB, Celi Cabral, pela diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli e pelos professores da FAACZ, Harerton Dourado e do CEA, Bruna de Lima Rodrigues. Os docentes do CEA e da FAACZ demonstraram como funciona o laboratório. Também marcaram presença, o diretor executivo da FSJB, prof. Mériton Soares da Silva e funcionários técnicos-administrativos.

“Nosso trabalho está focado em transformar vidas por meio da Educação. O ensino que ofertamos na FAACZ e no CEA está sempre focado na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Por isso, oferecemos uma estrutura escolar e acadêmica em sintonia com esse objetivo. Afinal, somos uma fundação inovadora, comunitária e inclusiva. A sala Maker, que hoje entregamos aos nossos alunos, é a confirmação de nosso compromisso com o ensino de qualidade para Aracruz e região”, destacou a presidente da FSJB Celi Cabral.  

“Esse é o mais novo laboratório que a Fundação está proporcionando para a FAACZ e para o CEA. O laboratório Maker, para quem não sabe, vem da Cultura Maker que se baseia na ideia de que as pessoas podem criar algo novo, com as próprias mãos, ou propor soluções inovadoras. Isso é gerar ideias em um ambiente colaborativo. Esse espaço é flexível justamente para possibilitar avanços de trabalhos. As possibilidades nesse espaço são enormes”, destacou o professor Harerton.

De acordo com Dourado: “Os alunos do CEA terão a oportunidade de desenvolver algo dentro da robótica. Já os estudantes da FAACZ, do curso de Engenharia Mecânica, por exemplo, poderão gerar ideias inovadoras dentro de um espaço criado para esse fim. Essa sala tem uma lousa digital, acesso à internet e módulos de trabalhos que se adaptam à necessidade do aluno. Sendo que logo, teremos aqui, também, uma impressora 3D”, afirmou o docente da FAACZ.

“A sala Maker pode ser utilizada por qualquer disciplina com o propósito de incentivar o estudante a criar, experimentar e compartilhar soluções, a partir de uma proposta de pesquisa. Para isso o espaço Maker oferece ferramentas digitais e tecnológicas para que sejam desenvolvidos trabalhos riquíssimos onde o ensino se torna significativo e atrativo, trazendo sempre a teoria e a prática de modo que os alunos possam resolver problemas, propondo soluções, ou seja, construindo novas soluções”, explicou a professora Bruna.  

Segundo a docente do CEA: “A ideia é que os alunos possam pesquisar, projetar, trabalhar colaborativamente e usar a criatividade nos temas e conteúdos propostos pelos professores. Nossa sala Maker conta com uma lousa digital, notebooks e arduinos que irá proporcionar aos alunos uma experiência realista de robótica”, disse.

A sala Maker é um ambiente personalizado que visa oferecer oportunidades para os estudantes colocarem a “mão na massa”. Nesse local, eles são incentivados a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais. Esse espaço foi idealizado pelos professores doutores, Harerton Dourado, Adriana Recla Sarcinelli e Marcos Halasz, com base em modelos existentes em outras instituições de ensino.

Para o estudante do 6º período do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, Guilherme Sirtoli Tonon, “a inauguração de um laboratório Maker é um marco importante demais, visto que atualmente na indústria você ter o espírito inovador é de extrema importância. Sinto que com esse novo espaço nós, alunos, vamos poder cada vez mais desenvolver nosso lado inovador”.

“O laboratório Maker é uma sala revolucionária que pode trazer muita interação entre os alunos, podendo fazer com que tenham muito mais liberdade e tecnologia avançada, para poder desenvolver ideias. Afinal, esse espaço favorece as relações de inovação e conhecimento, sobretudo, para fomentar projetos que ajudem a transformar à sociedade”, destacou a estudante do 2º período de Administração da FAACZ, Isadora Dela Valentina Sírtoli.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Tamanho da fonte
Contraste