Aniversário de 36 anos do 5º Batalhão da Polícia Militar é comemorado na Fundação São João Batista

Fotos: Alessandro Bitti

Na última quarta-feira (14/09), aconteceu no auditório da Fundação São João Batista (FSJB), mantenedora da FAACZ (Faculdades Integradas Aracruz) e do CEA (Centro Educacional de Aracruz), a solenidade militar alusiva aos 36 anos de instalação do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Espírito Santo. O dia 03 de setembro é a data oficial de criação do 5º BPM, que teve sua instalação inicial, anexo, ao Quartel do Comando Geral da Corporação, em Maruípe, Vitória (ES), onde permaneceu até junho de 1988.

Com a expansão das Unidades Operacionais da Polícia Militar para além dos limites da Capital capixaba, foi transferido para o Parque de Exposições “Floriano Varejão”, em Carapina, município de Serra (ES), quando, no mesmo ano, teve a sede instalada definitivamente no município de Aracruz (ES), onde permanece até hoje.

A solenidade foi presidida pelo Major Edsandro Vieira Crema, representando o comando do 5º Batalhão, com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Exmº Dr. Fábio Luiz Massariol, juiz diretor do Fórum de Aracruz; o Dr. Nilton Abdala Salles, delegado-chefe da 13ª Delegacia Regional da Polícia Civil; a Sr.ª Celi Cabral, presidente da Fundação São João Batista e anfitriã do evento; o secretário de Administração da Prefeitura de Aracruz, Sr. Marcus Vinícius Souza Coelho, representando o prefeito de Aracruz, a vereadora Elizabete Ramos Malbar, representando o Legislativo Municipal de Ibiraçu e a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli.

Em sua fala, o Major Crema destacou a importância da parceria entre os diversos segmentos da sociedade, para a construção de um ambiente de segurança aos cidadãos dos municípios atendidos pelo 5º Batalhão, agradecendo a participação de todos.

A solenidade teve início com o cântico do Hino Nacional Brasileiro e, durante o evento, vários policiais militares foram agraciados com diversas condecorações, entre elas os destaques operacionais e profissionais do 5º Batalhão, o diploma de Hora ao Mérito aos policiais que foram transferidos para a reserva remunerada, e entrega de medalhas e a homenagem a diversas personalidades civis com o diploma de “Amigo do 5º Batalhão”.

Os alunos do Centro Educacional Aracruz, escola que compõe, junto com a FAACZ, a Fundação São João Batista, realizaram uma homenagem ao 5º Batalhão com um “Parabéns para você!” emocionante, que foi seguida das palavras da Srª Celi Cabral, presidente da Fundação, destacando a importância da Polícia Militar, em especial, do 5º Batalhão, na segurança pública da região, deixando a Fundação à disposição para o que for necessário.

No encerramento da solenidade, todos os policiais militares presentes entoaram a Canção do Soldado Capixaba, hino oficial da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Em seguida, os convidados e familiares dos militares presentes participaram de um coffee break, com direito a bolo de aniversário, em comemoração aos 36 anos de criação do 5º BPM do Espírito Santo.

Data da publicação: 20/09/2022

Texto escrito com informações do 5º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo