Fundação São João Batista inaugura busto em homenagem a seu fundador

Fotos: Ariel Cerri

A Fundação São João Batista (FSJB), que tem como mantidas o Centro Educacional de Aracruz (CEA) e as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), inaugurou na noite do último dia 22, um busto em bronze de Monsenhor Guilherme Schmitz (in memoriam) no pátio que leva o nome da conselheira Maria da Penha Cometti Stelzer.

O Pároco e Monsenhor, nasceu na Alemanha e foi o fundador e primeiro presidente da Fundação São João Batista entre 1963 a 1980. Chegou ao Brasil em abril de 1931 e ao Espírito Santo em 1934. Fixou residência em Aracruz em fevereiro de 1955, onde atuou como professor de ensino religioso e outras disciplinas. Faleceu em Aracruz no dia 02 de janeiro de 1983.

“Nada que possamos fazer hoje ou dizer irá de fato dimensionar todo o valor que Monsenhor Guilherme tem para a nossa instituição. Contudo, queremos que as futuras gerações, saibam da importância desse homem em nossa sociedade e na educação de nosso município. Por isso, mais do que justo e merecedor que o nome desse grande homem permaneça gravado na placa de inauguração de seu busto no pátio de nossa instituição. Definitivamente, Monsenhor Guilherme estaria orgulhoso se visse hoje o quanto o seu sonho cresceu”, disse a presidente da FSJB Celi Cabral.

“É um prazer participar de um evento tão importante para Aracruz. Monsenhor foi uma pessoa que contribuiu muito para o nosso município. Temos muito orgulho e honra em termos a Fundação São João Batista, que deu origem a uma faculdade que é a FAACZ, que foi uma ideia de Monsenhor Guilherme que se tornou realidade. Ele também é responsável pela construção do Hospital e Maternidade São Camilo, que é muito importante para a nossa cidade e região”, ressaltou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.

Também fizeram uso da palavra o bispo emérito Dom Décio Sossai Zandonade, reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde e o conselheiro da FSJB, o médico Sixto Nelson Quiñonez Diaz, que na ocasião relatou um pouco como era Monsenhor Guilherme e a sua amizade que foi estabelecida durante a construção da Fundação São João Batista na década de 50. Após os pronunciamentos foi exibido um vídeo institucional sobre a Fundação São João Batista.

O evento foi abrilhantado por apresentações cultural e musical. Os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do CEA, sob a regência do professor de música, Gean Carlos Zorzal Santos, cantaram “Amiguinho” do Grupo Carrossel e “De Toda Cor” do cantor Renato Luciano. Em seguida, a “Ban Mel” Banda Marcial da Escola Ermentina Leal sob a regência do maestro Fagner Queiroz Santos executou as músicas “É preciso saber viver” e Medley de Baião (Anunciação + Girassol + Aí Que Saudade Dôce).

Para o hasteamento das bandeiras foram convidados o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri (Bandeira de Aracruz); a presidente da FSJB, Celi Cabral (Bandeira Nacional) e o secretário de Administração de João Neiva, Otávio Abreu Xavier Junior (Bandeira do Espírito Santo). O hasteamento das bandeiras foi conduzido pelo 25º Grupo de Escoteiros do Jequitibá que fez uma saudação à Bandeira Nacional. A “Ban Mel” foi responsável por executar o Hino Nacional e se despediu da solenidade realizando o dobrado musical Noel de Carvalho.

O escritor aracruzense Rogério Sarmenghi, autor do livro “Monsenhor Guilherme Schmitz: Uma lição de vida” foi convidado a subir ao palco e contar um pouco sobre a vida do homenageado Monsenhor Guilherme. Após a sua fala Rogério entregou às mãos da presidente da instituição, Celi Cabral um exemplar de seu livro que se tornou um documentário.

A inauguração do busto foi feita pela presidente da FSJB em conjunto com todas as autoridades e convidados que se encontravam no palco. Em seguida, todos foram convidados à participarem de um momento de confraternização na quadra poliesportiva. O busto de Monsenhor Guilherme Schmitz foi esculpido em bronze pelo escultor Mario Pitanguy.

Marcaram presença no evento, estudantes dos cursos de graduação da FAACZ; coordenadores da instituição e de curso da faculdade; equipe pedagógica e administrativa do CEA; professores e alunos do CEA; funcionários da FSJB; gestores da instituição; empresários; autoridades municipais de Aracruz e região; representantes da Polícia Militar e conselheiros da FSJB.