0800-608-1052
comunicacao@fsjb.edu.br

Presidente e diretor comercial da FSJB marcam presença em evento promovido pela AMEAR

Fotos: Divulgação

O auditório do Centro Integrado SESI/SENAI/IEL “Sérgio Rogério de Castro”, localizado no bairro Vila Nova, em Aracruz, foi palco de discussões pertinentes sobre os desafios econômicos e empresariais atuais, no último dia 09 de maio. O evento reuniu figuras proeminentes do mundo empresarial, político e líderes educacionais para debater questões prementes para o desenvolvimento econômico e educacional do Espírito Santo.

Sob a temática “Economia & Negócios: O que está e o que não está sob nosso controle?”, o Café da Manhã, promovido pela AMEAR (Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região), reuniu nomes de destaque, como Rafael Furlanetti, cofundador da XP Investimentos, e a presença ilustre do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Dentre os participantes notáveis, destacaram-se também a presidente da Fundação São João Batista (FSJB), Celi Cabral, e o diretor comercial da FSJB, prof. Wellington Giacomin, que trouxeram valiosas contribuições para o debate. O evento foi marcado por abordagens assertivas e reflexivas.

Celi Cabral, da FSJB, trouxe à tona uma preocupação latente: o declínio no número de matrículas no Ensino Superior, tanto em instituições públicas, quanto privadas. Ela instigou gestores públicos e empresários a incentivarem servidores e colaboradores a buscarem por capacitação, ressaltando a importância de instituições tradicionais confiáveis nesse processo.

O questionamento lançado por Cabral sobre a visão dos presentes em relação a esse cenário ecoou pelo auditório, provocando reflexões profundas. Em resposta à indagação de Celi, Rafael Furlanetti e o vice-governador discutiram o cenário educacional, reconhecendo a necessidade de investimento e comprometimento com a formação de mão de obra qualificada, fundamental para o desenvolvimento econômico do estado e do país.

Furlanetti, com sua expertise no mercado financeiro, enfatizou a relevância do Espírito Santo no contexto econômico atual, destacando a influência dos Estados Unidos na economia brasileira e capixaba. Além disso, apresentou casos de sucesso de indústrias locais, como Placas do Brasil, Imetame, ESTEL, Grupo Águia Branca e FORTLEV, evidenciando a importância do perfil arrojado dos empresários capixabas.

O palestrante convidado abordou ainda a importância da educação em tempos de crise, ressaltando que a qualificação é essencial para acompanhar as constantes transformações no Brasil e no mundo. “Empresas carecem de mão de obra qualificada. E como o estado e o município estão com várias novas empresas se instalando, bem como várias expansões, o momento de se qualificar e preparar é agora”, destacou Furlanetti.

Em um momento de reflexão sobre os desafios e oportunidades que se apresentam tanto no Brasil quanto no mundo, Furlanetti ressaltou a importância de focar em questões sob nosso controle e promover discussões construtivas. “Temos que falar sobre assuntos que estão sob nosso controle. Afinal, há muita coisa que não conseguimos controlar. Esses bate-papos servem para isso. É muito bom espalhar mensagens e levar o nome de nossa empresa também e promover boas discussões. Somente assim, geramos bons negócios”, concluiu o palestrante convidado.

O Café da Manhã promovido pela AMEAR serviu não apenas como um espaço para networking e troca de ideias, mas também como um catalisador para ações concretas voltadas para o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento sustentável de Aracruz e região. O evento encerrou-se deixando reflexões valiosas sobre o papel da educação e do empreendedorismo no mundo do negócio.

Por fim, fica claro que eventos como este não apenas iluminam os desafios que enfrentamos, mas também destacam as oportunidades que estão ao nosso alcance, reafirmando o compromisso coletivo de moldar um futuro próspero e inclusivo para todos os capixabas, reforçando a importância do diálogo e do compartilhamento de conhecimento para o fortalecimento do setor empresarial em todo o estado do Espírito Santo.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 14/05/2024

Tamanho da fonte
Contraste