(27) 3302-8000
comunicacao@fsjb.edu.br

FSJB, FAACZ e CEA contam com sistema de segurança 24 horas 

A Fundação São João Batista (FSJB) vem realizando inúmeros investimentos em sistemas de segurança. Afinal, todo cuidado é pouco quanto estamos falando de segurança de alunos, professores, colaboradores e comunidade externa. Para a segurança de todos a Fundação implementou um controle de acesso às suas dependências, colaborando para as atividades pedagógicas do CEA e da FAACZ.

Sistema de catraca registra o horário de entrada e saída de pessoas. Fotos: Alessandro Bitti

Quando alunos, professores e funcionários chegam a recepção (entrada principal) passam por um sistema de catraca que registra o horário de entrada e saída. Já os visitantes precisam se identificar na recepção, antes de terem direito ao cartão de acesso às dependências e sua entrada deve ser autorizada por um funcionário. Os visitantes são cadastrados no sistema com dados pessoais, como documentos, e feita uma foto. Isso permite monitorar a entrada de pessoas na faculdade e na escola, garantindo que apenas o pessoal autorizado possa circular nas instalações. 

Tanto o CEA quanto a FAACZ utilizam a mesma infraestrutura física o que permitiu instalar em suas dependências as câmeras de monitoramento. Durante 24 horas as principais áreas são monitoradas: pátios, quadra poliesportiva, biblioteca, recepção, entradas principais e corredores dos Blocos A e B, estacionamentos, Secretaria Acadêmica da FAACZ, Secretaria Escolar do CEA, Setor de TI, laboratórios de informática e dos vários cursos de graduação da faculdade e o Setor de Tesouraria da instituição.  

Durante 24 horas as principais áreas da instituição são monitoradas.

“As câmeras permitem o monitoramento em tempo real do movimento dentro de nossas instalações, antecipando a atuação dos nossos profissionais no caso de alguma atividade suspeita. Além disso, as câmeras possibilitam mais segurança para funcionários, professores e estudantes. Afinal, este é um assunto que não pode ser deixado para amanhã”, afirmou a presidente da Fundação São João Batista, Celi Maria Guisso Cabral.  

Outro destaque são os laboratórios de informática e dos vários cursos de graduação que também possuem sistemas eletrônicos de controle de acesso que consistem basicamente de uma fechadura eletrônica atrelada a um equipamento de identificação que só permite ao usuário entrar se tiver um cartão de acesso ou senha.

Fechadura eletrônica que permite ao usuário entrar se tiver um cartão de acesso.

“Com esse sistema temos uma maior eficiência do controle de acesso de alunos, funcionários e professores, definindo-se grades de horários de permissão de entrada e registrando automaticamente o horário de entrada e saída de cada um.  Por esta razão, os investimentos em segurança não param de ser realizados pela Fundação São João Batista na FAACZ e no CEA”, pontuou a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli.

Há também corrimões e guarda-corpo (grade de proteção) em vários ambientes, sinalização de rota de fuga contra incêndio e vigilância noturna. A sinalização de emergência com extintores visa reduzir o risco de ocorrência de incêndio facilitando a localização dos equipamentos, das rotas de saída para abandono seguro das dependências da FSJB, FAACZ, CEA em caso de incêndio.    

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

Tamanho da fonte
Contraste