Professores, técnico-administrativos e operacionais participam de treinamento de biossegurança

Na última quarta-feira (14/10), aconteceu mais um treinamento de biossegurança promovido pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus da Fundação São João Batista (FSJB). Participaram da capacitação os técnico-administrativos da FSJB, do CEA (Centro Educacional de Aracruz) e da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), bem como os coordenadores de curso da faculdade.

A capacitação ficou por conta do professor da FAACZ, João Carlos Arivabene, que é presidente do Comitê. Também esteve presente no treinamento, a diretora escolar do CEA e acadêmica da FAACZ, prof.ª Dr.ª Adriana Recla Sarcinelli que fez a abertura da capacitação.

Fotos: Ariel Cerri

“Este treinamento visa prepará-los para o retorno das aulas presenciais, seguindo o cumprimento de 96 itens de biossegurança relacionados no Plano feito pelo Governo Estadual. Fiquem atentos as orientações e qualquer dúvida procurem os representantes do Comitê de Prevenção ao Coronavírus”, orientou a prof.ª Adriana.

A diretora afirmou ainda que serão realizados quantos treinamentos forem necessários, que o Plano de Retomada às Atividades Presenciais do CEA está em fase de finalização e que a previsão de retorno as aulas presenciais na escola para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e para os estudantes da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio será na próxima terça-feira, 20 de outubro. A FAACZ segue o ano letivo de 2020 com aulas na modalidade Educação a Distância (EaD).

Só podem comparecer a escola para as aulas presenciais os estudantes do CEA que apresentarem termo assinado pelos pais ou responsável legal, autorizando a sua presença nas dependências da instituição de ensino e desde que os alunos sigam todas as orientações contidas nos cartazes e nas cartilhas sobre a prevenção a Covid-19.

Fotos: Ariel Cerri

“Nesse processo de pandemia que estamos vivendo é necessário falarmos sobre o auto cuidar. Além de termos cuidado com a nossa saúde precisamos cuidar e supervisionar também as pessoas que fazem parte do nosso convívio, seja no âmbito pessoal, profissional ou escolar”, alertou o professor João Carlos Arivabene.

Durante o treinamento, foram apresentadas condutas para minimizar a possibilidade de contágio pela Covid-19: O uso de máscara num período máximo de quatro horas, sendo trocada de forma correta, assim como o seu manuseio; manter o distanciamento social mínimo de 1,5 metros entre as pessoas; lavar as mãos com água e sabão, regularmente, de forma correta, bem como o uso de álcool 70%, seja em gel ou líquido, sempre que possível, assim como, diversos outros questionamentos que surgiram ao longo da capacitação.

No dia 14, pela manhã, participaram do treinamento de biossegurança os funcionários operacionais da FSJB, que são responsáveis pela limpeza das dependências da instituição. Já no dia 13, à tarde, participaram da capacitação realizada por webconferência os professores do CEA, estagiários, equipe pedagógica e administrativa da escola.