0800-608-1052
comunicacao@fsjb.edu.br

FSJB e FAACZ fazem entrega de projeto de reforma de praça localizada em João Neiva

Fotos: Ariel Cerri

A Fundação São João Batista (FSJB), por meio da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) fez a entrega, na última segunda-feira (16/12), do projeto (em fase de estudo preliminar) de reforma da Praça do Gadioli, localizada no município de João Neiva. A entrega foi realizada na sala de reuniões da Presidência da FSJB, com a presença da presidente da instituição, Celi Cabral e do prefeito de João Neiva, Dr. Otávio Abreu Xavier.  

O principal objetivo da apresentação foi a aprovação do prefeito do estudo preliminar, para que esse seja oficializado em um Projeto Básico. O estudo foi aprovado por unanimidade e entregue ao prefeito de João Neiva. 

Para a presidente da FSJB, a entrega desse projeto ao município de João Neiva reafirma o nosso papel enquanto instituição filantrópica e para FAACZ reafirma a sua identidade social. “O projeto feito por nossos alunos fez com que eles investigassem, colocassem em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula e, por fim, tentassem dar sentido ao lugar que é um local de encontro da família em João Neiva. Com a revitalização esse espaço será melhor utilizado”, afirmou Celi Cabral. 

Também estiveram presentes, a diretora acadêmica da FAACZ e escolar do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli; a secretária de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte, Barbara Girelli; o presidente da Comissão de Concurso de João Neiva, Marcos Nascimento; o secretário de Administração, Otávio Abreu Junior; o diretor executivo da FSJB, Richardson Moro Schmittel; o coordenador de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão, prof. Marcos Halasz e o professor coordenador do projeto, Fabiano Vieira Dias.

O projeto foi realizado pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo: Letícia Pereira Freires e Pedro Augusto Gussão Pinto, entre os meses de outubro de 2018 e novembro de 2019. A praça fica no centro de João Neiva, na Avenida Brasil. A elaboração da proposta de reforma da praça é uma atividade de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade e faz parte do acervo do Comitê de Extensão da FAACZ.  

Prof. Fabiano é o arquiteto-urbanista responsável pelo estudo e por orientar os universitários ao longo do seu desenvolvimento.  E, foi o professor quem apresentou o estudo explicando os conceitos envolvidos para a concepção da reforma da praça à comitiva da Prefeitura de João Neiva. O estudo realizado envolve elementos históricos, culturais e sociais que marcaram e marcam a cidade de João Neiva.

“Fazer um projeto urbano e público é uma das maiores responsabilidades técnicas de um arquiteto-urbanista. O projeto para a reforma da Praça do Gadioli, em João Neiva, é um espaço coletivo que integrará uma série de atividades sociais e culturais de relevância para a cidade”, explicou o prof. Fabiano aos presentes.

O projeto ainda prevê a intervenção artística do artista plástico, Rick Rodrigues, com a construção de casinhas para pássaros que serão implantadas em postes e penduradas em árvores. As obras do artista, residente em João Neiva, reinterpretam seus belos trabalhos das exposições, “Corpo-Casa” e “Tudo o que não invento é falso”, entre os anos de 2015 e 2016.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Tamanho da fonte
Contraste