(27) 3302-8000
comunicacao@fsjb.edu.br

SIPAT 2019: Funcionários da FSJB, FAACZ e CEA participam de palestra sobre “Comunicação e diálogos saudáveis”

Foto: Ariel Cerri

 

Na última terça-feira (12/11), funcionários técnicos-administrativos do Centro Educacional de Aracruz (CEA) e das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), que tem como mantenedora a Fundação São João Batista (FSJB), participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Flávia Moreira Marchiori sobre “Comunicação e diálogos saudáveis nas relações de trabalho”.

A palestra faz parte das atividades programadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Fundação para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com o objetivo de alertar os funcionários para prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

Na ocasião, a psicóloga e professora da faculdade exemplificou situações no ambiente de trabalho, alertou sobre o perigo dos boatos no âmbito empresarial e abordou a Comunicação Não-Violenta (CNV), que busca construir pontes que possibilitem o diálogo e a cocriação de uma realidade melhor para as pessoas baseada em relações mais horizontais.

Flávia explicou ainda que conflitos no ambiente de trabalho sempre vão existir e que o principal é retirar do diálogo julgamentos e acusações: “A Comunicação Não-Violenta é um processo de entendimento que facilita o diálogo por meio da observação e da empatia. É um jeito de melhorar o clima e a produtividade sem a necessidade de culpar, ofender, humilhar, coagir ou ameaçar o outro. Foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg nos anos 1960 e divulgada em todo o mundo”.

Segundo a psicóloga, a CNV enfatiza a importância de expressar com observações, sentimentos, necessidades e ordens de clareza uns aos outros, de maneira que evitem uma linguagem classificatória que rotule ou enquadre os interlocutores ou terceiros. Essa comunicação envolve métodos e estratégias comunicacionais simples e empáticas e é dividida em quatro áreas principais: Observação; Sensação/Sentimento; Desejos/Necessidades e Pedidos com o objetivo de fortalecer vínculos, e não rompê-los.

A programação contou ainda com alunos do curso de Enfermagem da FAACZ realizando aferição de pressão e teste de glicemia em funcionários e professores do CEA e da FAACZ. Os testes de glicemia e a aferição de pressão aconteceram, no horário matutino, na Sala de Professores do Bloco A (Monsenhor Guilherme Schmitz) e, no período noturno, na Sala de Professores do Bloco B (Primo Bitti). Também foram distribuídos por membros da CIPA informativos sobre hipertensão, diabetes, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), dentre outras doenças.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Tamanho da fonte
Contraste