Câmara Municipal de Aracruz presta homenagem à Fundação São João Batista

Foto: Ariel Cerri

A trajetória de sucesso da Fundação São João Batista (FSJB), que tem como mantidas as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) e o Centro Educacional de Aracruz (CEA), foi lembrada no último dia 18, durante a homenagem que a instituição recebeu da Câmara Municipal de Aracruz pelos relevantes serviços que vem prestando há 62 anos à sociedade na área educacional. A FSJB foi criada em 1956, quando o alemão monsenhor Guilherme Schmitz, pároco de Aracruz na época, foi um visionário na disseminação do ensino na sociedade aracruzense.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Alexandre Ferreira Manhães, que foi proponente da homenagem, e contou ainda com a presença da presidente da FSJB, Celi Cabral; do diretor da FSJB, Richardson Moro Schmittel; da diretora da FAACZ e do CEA, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli; da secretária de Educação de Aracruz, Ilza Rodrigues Reali; do presidente do Conselho Curador do Hospital e Maternidade São Camilo, Evilásio Oliveira Costa.

“É com grande satisfação que a Câmara Municipal recebe os senhores nesta noite para prestar as homenagens pelo brilhante trabalho realizado pela instituição, que tem demonstrado para a sociedade, além dos trabalhos de cunho educacional, trabalhos relevantes na área social. Tenho grande honra de ser o proponente dessa Sessão Solene em homenagem a Fundação São João Batista, que há mais de 60 anos contribui efetivamente para o crescimento e desenvolvimento do nosso município e de toda a região, pois precisamos lembrar e honrar a memória do saudoso monsenhor Guilherme Schmitz, que foi um dos responsáveis por essa grande história”, ressaltou o vereador Alexandre Manhães.

“Estou muito honrada em receber, em nome da Fundação, essa homenagem, que nos motiva a trabalhar cada vez mais em prol do desenvolvimento do ensino em Aracruz. Quando preciso de inspiração e de força busco lembrar os ensinamentos de monsenhor Guilherme. Naquela época, ele almeja por uma faculdade, mas foi por meio da escola que fundou que conseguimos realizar o seu grande sonho. Por isso, trabalhamos incansavelmente por uma educação melhor em Aracruz. Não medimos esforços para transformar sonhos em realidade. Recentemente, tivemos a aprovação do curso de Psicologia da FAACZ pelo MEC com conceito 4, numa escola que vai de 1 a 5. Estamos elaborando projetos para novos cursos”, afirmou a presidente da FSJB Celi Cabral.

Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Fiscal da FSJB, Adevanil Cláudio Félix; o secretário de meio ambiente de Aracruz, Wagner Carmo, o secretário de desenvolvimento econômico do município, Divaldo Crevelin; o conselheiro da FSJB, Dr. Sixto Nelson Quinõnez Diaz, coordenadores de curso, professores e alunos dos cursos de graduação da FAACZ, assim como funcionários e conselheiros da FSJB.

A presidente da FSJB, Celi Cabral e o conselheiro Dr. Sixto receberam ao final da solenidade, do vereador Alexandre Manhães, uma placa de homenagem à instituição com os seguintes dizeres: “Homenagem da Câmara Municipal de Aracruz – Estado do Espírito Santo. Fundação São João Batista – Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Aracruz e região, oferecendo um ensino de excelência, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da nossa sociedade. Plenário Hélio Santana de Araújo. Aracruz, 18 de outubro de 2018. Alcântaro Victor Lazzarini Campos – presidente da Câmara e Alexandre Ferreira Manhães – vereador proponente”.

Foram homenageados com Certificados

• Adevanil Cláudio Félix – conselheiro da FSJB;
  • Adriana Recla Sarcinelli – diretora da FAACZ e do CEA;
  • Ana Jursilene Fanchioti – conselheira da FSJB;
  • Aridéia Cabral Musso – conselheira da FSJB;
  • Bernadete Recla – funcionária da FSJB;
  • Celi Maria Guisso Cabral – presidente da FSJB;
  • Clóvis da Rós Pimentel – conselheiro da FSJB;
  • Dalva Celina Cuzzuol Pimentel – conselheira da FSJB;
  • Divaldo Crevelin – conselheiro da FSJB;
  • Elza Crevelin – conselheira da FSJB;
  • Francisco Pereira Batista – funcionário da FSJB;
  • Francisco Santos Cuzzuol – conselheiro da FSJB;
  • Izaque Vieira Ribeiro – coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Logística da FAACZ;
  • João Carlos Coutinho Devens – conselheiro da FSJB;
  • Richardson Moro Schmittel – diretor executivo da FSJB;
  • Rita de Cássia Pancieri Marino – professora do CEA;
  • Rubens Pimentel Filho – conselheiro da FSJB;
  • Samoel Costa (in memoriam) – ex-presidente da FSJB – homenagem recebida por sua esposa Lena Souza da Costa;
  • Silvia Modenese Pirola – funcionária da FSJB;
  • Simone Casagrande Dal Col – funcionária da FSJB;
  • Sixto Nelson Quinõnez Diaz – conselheiro da FSJB;
  • Terezinha Moro Devens – conselheira e membro do Conselho Diretor da FSJB;
  • Vera Lúcia Sfalsin Zamperlini – conselheira da FSJB;
  • Waldyr Lopes do Carmo Neto – funcionário da FSJB;
  • Zeny de Souza Pinheiro – funcionária da FSJB;
  • Zilma Nascimento Loureiro – conselheira e membro do Conselho Diretor da FSJB.