Funcionários participam da Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho

Foto: Ariel Cerri

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Fundação São João Batista (FSJB), que tem como mantidas o Centro Educacional de Aracruz (CEA) e as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), está realizando durante o mês de outubro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com o objetivo de alertar os funcionários para prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

A abertura oficial da SIPAT 2018 aconteceu no último dia 08 na quadra poliesportiva da instituição com a entrega da premiação do 2º Concurso de Frases promovido pela CIPA. Os ganhadores foram: 1º lugar – Francisco Pereira Batista, com a frase “Tenha atenção: Saúde e prevenção é a nossa missão!” e 2º lugar – Sabrina da Rocha Succi, com a frase “Para uma maior qualidade de vida: Cuide-se! Previna-se”.

“Devemos lembrar todos os dias da nossa responsabilidade com a segurança no trabalho fazendo a nossa parte. A segurança é algo primordial e precisa ser levada a sério. Fiquei muito feliz ao saber que minha frase foi a escolhida, pois dei minha parcela de contribuição para um evento com tamanha importância para a instituição. Agradeço aos membros da CIPA da FSJB pela oportunidade de colaborar com um evento que visa o bem-estar do funcionário no ambiente de trabalho”, afirmou o assessor financeiro Francisco Pereira Batista, que teve a sua frase como tema dessa edição da SIPAT.

Após a entrega das premiações aos ganhadores do concurso de frases foi realizada uma ginástica laboral com professores da Academia Forma FIT. Em seguida, os funcionários participaram de um bate-papo sobre primeiros socorros com o coordenador do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene e as estudantes Alanna Coelho de Assis e Carolina Nascimento Luna. Logo depois, em sala privativa, a professora Eliani Carrara Milani e estudantes de Enfermagem orientaram os funcionários sobre a importância da educação em saúde e sobre a realização do autoexame de mama, assim como, realizaram exame da mama nas pessoas interessadas.

Segundo o presidente da CIPA, Jovânio das Virgens Souza, “a SIPAT é muito importante para todos porque reflete o nosso dia a dia de trabalho, e ainda aproxima todos os funcionários dos diferentes setores da instituição que muitas vezes estão distantes. Afinal, o maior patrimônio do trabalhador é a saúde e cuidar da sua saúde é cuidar da família e do trabalho. Além disso, o objetivo da SIPAT é de promover um momento de reflexão, ação e redirecionamento, visando à saúde integral do funcionário, com palestras ministradas por profissionais conceituados”, afirmou.

No dia 09, os funcionários assistiram a palestra sobre “Saúde Mental e Trabalho” ministrada pela psicóloga e professora Flávia Moreira Marchiori. Em seguida, participaram de um momento relaxante com a esteticista Luciana Cerqueira e cuidaram da beleza com a cabeleireira Vilma Rocha. Logo depois, os funcionários participaram de um Workshop da Saúde organizado por alunos e professores do curso de Enfermagem, que realizaram aferição de pressão e teste de glicemia.

Dando continuidade a programação da SIPAT, os funcionários assistiram uma palestra no último dia 10 sobre Câncer de Colo de Útero, com a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde de Aracruz, Jaqueline Alves Caetano Medeiros e sobre Câncer de Mama com o clínico geral e obstetra, Dr. Sixto Nelson Quinõnez Diaz.

A SIPAT 2018 termina na próxima quarta-feira, 24 de outubro, com a palestra organizada pelo curso de Enfermagem sobre Violência à Mulher X Empoderamento Feminino, que será ministrada pela professora do curso de Direito da FAACZ, Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno e a ativista do Fórum de Mulheres do Espírito Santo – FMES, integrante do Comitê da Política da Articulação de Mulheres Brasileiras e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo – CEDIMES, Edna Calabrez Martins.